Sessão Plenária

22ª Sessão Ordinária

1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura

04 de outubro de 2021 (segunda-feira), às 19h30

Vereadores Presentes [15]: Tonhão da Borracharia / MDB, Cido Bolivar / PSDB, Daniel Galerani / DEM, Denis Machado / MDB, Eder Mineiro / PSL, Gilberto Junqueira / DEM, Rodrigo De Pietro / DEM, Bombeiro Luciano Azevedo / PSD, Luís Carlos da Vila / PSDB, Tenente Lourençano / MDB, Mauro Modesto / PSD, Professora Mirian Ponzio / PT, Juninho Previdelli / PSL, Valcir Conceição Zacarias / PSB, Dr. Valmir Carrilho / PDT

Item Identificação da Matéria
1
Parecer Contas da Prefeitura - Tribunal de Contas nº 2/2021
- Tribunal de Contas do estado de São Paulo - Parecer contrário do Tribunal de Contas do estado de São Paulo ao Processo TC – 4369.989.16-5, contas anuais da Prefeitura Municipal de Taquaritinga, exercício de 2016.
2
Projeto de Lei nº 5895/2021 - Eder Mineiro - Dispõe sobre a divulgação da relação de medicamentos disponíveis e em falta na rede municipal de Saúde e dá outras providências.
3
Indicação nº 232/2021 - Cido Bolivar - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, determine a construção de uma lombada (redutor de velocidade), nos padrões legais, na Avenida Washington Luiz, nas proximidades da mata, uma vez que animais silvestres estão sendo atropelados neste trecho. Há a necessidade também da instalação de uma travessia aérea (com cabos) para que os macacos e gambás atravessem a avenida com segurança.
4
Indicação nº 233/2021 - Eder Mineiro - À Secretaria Municipal de Saúde, no sentido de que inclua os profissionais de saúde do nosso município como prioritários para tomar a terceira dose (dose de reforço) da vacina contra a COVID-19.
5
Indicação nº 234/2021 - Eder Mineiro - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, determine o aumento do número de vagas de estacionamento para idosos na rua Prudente de Moraes, uma vez que existem poucas vagas atualmente ao longo da principal rua do nosso município.
6
Indicação nº 235/2021 - Bombeiro Luciano Azevedo - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, estude a possibilidade de elaborar e encaminhar ao Poder Legislativo um projeto de lei que assegura a todas as crianças recém nascidas no município de Taquaritinga o direito ao teste de triagem neonatal (teste do pezinho), na sua modalidade ampliada (48 patologias). Justificativa: O Programa Nacional de Triagem Neonatal é uma conquista inestimável para as famílias, prevendo o diagnóstico e tratamento de doenças graves logo após o nascimento e abrange os popularmente chamados "testes do pezinho básico", da triagem sanguínea, mas o programa ainda se mostra insuficiente. Deveríamos ter uma triagem do recém-nascido mais abrangente para que doenças graves e, muitas vezes, letais, sejam diagnosticadas e tratadas com antecedência. No caso da ampliação do "teste do pezinho", o diagnóstico passa a abranger 48 doenças, desde problemas genéticos e metabólicos até doenças infecciosas como a toxoplasmose. Tais doenças não apresentam sintomas no nascimento, embora possam levar a consequências gravíssimas, pois os diagnósticos tardios podem provocar a morte das crianças. Atualmente, o teste do pezinho é obrigatório no Brasil em sua versão básica, que detecta seis doenças. Existem versões ampliadas do exame capazes de detectar uma lista muito maior de patologias, no entanto, não estão disponíveis na rede pública de saúde, apenas na rede privada. A Triagem Neonatal, detecta precocemente algumas doenças metabólicas sérias, raras e assintomáticas que, se não tratadas a tempo, podem afetar o desenvolvimento do bebê, levar a sequelas irreversíveis ou até mesmo ao óbito. A saúde de nossas crianças é um investimento sem dimensão de valor. É necessário realizar um verdadeiro e abrangente check-up do bebê, pois existem muitas doenças que, quando não incapacitam, levam à morte até os dois anos de idade. Dessa forma, esse programa repercute muito na mortalidade infantil e precisa ser aperfeiçoado com a ampliação do rol de exames obrigatórios realizados pela rede pública de saúde. Tanto para os cofres públicos quanto para os responsáveis pelo bebê, estar coberto por um diagnóstico mais amplo traz economias. Se o recém-nascido possui uma condição de nascença, ela vai se manifestar de qualquer forma, mais cedo ou mais tarde. Caso ela seja diagnosticada antes disso, o tratamento planejado é mais assertivo. É por isso que a adoção da melhor versão para o Teste do Pezinho tem de ser vista como um investimento, podendo evitar, a depender da doença, que crianças se tornem futuros pacientes, às vezes dependentes de remédios caros ou ainda de leitos em casos de saúde. Face aos fatos apontados resta caracterizar o interesse público deste vereador em instituir o teste do pezinho ampliado.
7
Indicação nº 236/2021 - Juninho Previdelli - Ao Presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga, senhor Marcos Aparecido Lourençano, para que que desenvolva uma programação voltada à comemoração dos 130 anos da Câmara Municipal de Taquaritinga, ao longo do ano de 2022. Esta é uma oportunidade para preservar a história do povo taquaritinguense e suas instituições, uma vez que a Câmara tem se lançado a esse papel, com a edição de livros e outras iniciativas acolhedoras de materiais importantes à divulgação do conhecimento histórico e memorialístico do município.
8
Indicação nº 237/2021 - Bombeiro Luciano Azevedo - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no seguinte sentido. Considerando que a prefeitura está realizando reforma e remodelação da praça Dr. Waldemar de Ambrósio; Considerando que a referida praça é palco de eventos culturais e festividades tradicionais do município, recebe um grande número de pessoas, que consomem alimentos e bebidas; Este vereador solicita ao senhor Prefeito que sejam instaladas lixeiras seletivas em torno da praça, uma excelente opção para descarte de lixo. A coleta seletiva é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável, e tornou-se uma ação importante na vida moderna devido ao aumento do consumo, e consequentemente do lixo produzido. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Reciclar, reaproveitar e reduzir são a chave para se viver em um mundo mais limpo e sustentável.
9
Indicação nº 238/2021 - Mauro Modesto - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, realize a instalação de grades e portões de acesso no velório Valdécimo Modesto, no Jardim São Sebastião, com intuito de controlar o acesso das pessoas para não haver depredação do patrimônio público. Solicita também a instalação de uma cobertura na frente de velório e a recolocação de postinhos de luz no gramado.
10
Indicação nº 239/2021 - Mauro Modesto - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, determine a construção de uma lombada (redutor de velocidade), nos padrões legais, na Rua Fioravante Valeretto (Rua C), altura do número 165, no Bairro Dr. Adail Nunes da Silva (CAIC).
11
Indicação nº 240/2021 - Gilberto Junqueira - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor responsável, determine, com urgência, a retorno dos atendimentos do Castramóvel, pois sem esse serviço houve aumento significativo de animais (cachorros e gatos) em nosso município, e consequentemente o abandono desses animais na rua. Há a necessidade também da vacinação antirrábica dos cachorros e gatos do nosso município, reiterando Indicação do vereador Eder Mineiro. Este vereador sugere que a vacinação seja realizada também dentro do Castramóvel.
12
Indicação nº 241/2021 - Tonhão da Borracharia - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, determine o replantio de árvores na Praça Dª Ernesta Buscardi (praça da Igreja Santa Luzia), no Jardim Buscardi. Algumas árvores foram arrancadas pela ação dos fortes ventos, e outras estão podres, sendo necessária a extração e posteriormente o replantio de outra.
13
Indicação nº 242/2021 - Professora Mirian Ponzio - À Secretaria Municipal de Educação, no sentido de que a realize as adequações necessárias na EMEB Renée Lutaif Dolci visando à volta presencial das aulas. Em visita desta vereadora às dependências da unidade escolar e ao Corpo de Bombeiros, ficou constatado que a mesma não reúne condições para o retorno seguro da totalidade de seus estudantes.
14
Requerimento nº 179/2021 - Rodrigo De Pietro - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal para que envie a este vereador, em tempo hábil, as seguintes informações: 1. Quantas solicitações da aplicação da Lei do IPTU Verde a Prefeitura Municipal recebeu desde a data da criação desta lei? 2. Para que a Prefeitura envie cópia dos processos capa a capa dessas solicitações; 3. E que informe os motivos pelos quais a prefeitura NÃO vem aplicando a legislação que está em vigência.
15
Requerimento nº 180/2021 - Luís Carlos da Vila - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal para que envie a este vereador, em tempo hábil, as seguintes informações com relação ao clube do Distrito de Vila Negri, reiterando Requerimento nº 046/2021, do vereador Valcir Conceição Zacarias: 1. Por que houve o destelhamento deste clube? Pois atualmente esta área está repleta de animais peçonhentos; 2. Qual o prazo para reestabelecer essa obra?
16
Projeto de Lei nº 5896/2021 - Poder Executivo - ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO PARA O EXERCÍCIO DE 2022.
Item Identificação da Matéria Resultado
1
Requerimento nº 170/2021 - Juninho Previdelli - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, o envio de ofício ao Departamento de Precatórios (DEPRE) do Estado de São Paulo, aproveitando o requerimento nº 24/2021, do nobre colega vereador Rodrigo de Pietro, com intuito de solicitar ao referido departamento para que envie o MAPA de precatórios a pagar pela Prefeitura Municipal de Taquaritinga (ordem cronológica) e envie os pagamentos realizados desde o ano de 2005.Ademais, solicito também a complementação das informações correspondentes ao que motivou estes atos processuais, onde originaram os processos judiciais, demonstrando sua data inicial de protocolização de cada processo, a natureza de cada indenização, ou seja, o que motivou as aberturas dos respectivos processos e as datas (dia, ano e mês).A relação dos precatórios inseridos no DEPRE, deverão ser relacionados com seus respectivos números processuais, por ordem de sentença julgada, por comarca, contendo a data de abertura do processo e a data de inserção no DEPRE.Deverá constar na planilha encaminhada para esta Casa de Leis, com linhas e colunas (modelo Excel), demonstrando o número do processo, data inicial, data da inserção no DEPRE, valor total de cada precatório, data e valor da parcela paga, valores e datas a pagar vincendas, e motivo de cada precatório – (o de natureza alimentícia e o de natureza não alimentícia).A complementação das informações se faz necessária para entendimento das despesas decorrentes de outras administrações, e que a população tenha o real conhecimento das informações das contas públicas do município, e que a atual administração está cumprindo com suas obrigações processuais. Aprovado
2
Requerimento nº 171/2021 - Cido Bolivar - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, seja encaminhada MOÇÃO DE APLAUSOS ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, senhor Alexandre Eduardo Silva (Cherno), pelos relevantes serviços prestados ao nosso município, dando soluções à problemas crônicos, e sempre prestativo aos vereadores desta Casa de Leis. Aprovado
3
Requerimento nº 172/2021 - Juninho Previdelli - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, seja encaminhada MOÇÃO DE APLAUSOS ao senhor Marcelo Coimbra. Marcelo estava pescando no rio tietê, e ficou preocupado com um outro barco, com 5 integrantes, entre eles um garoto de 13 anos, que estava próximo. Infelizmente este barco virou e todos caíram no rio. Graças a presença do comerciante de Taquaritinga, junto com amigos conseguiram salvar as 5 pessoas. Aprovado
4
Requerimento nº 173/2021 - Tenente Lourençano - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, o envio de ofício ao Deputado Federal Baleia Rossi, em nome dos vereadores do MDB, Dr. Denis Eduardo Machado e Tonhão da Borracharia, com a finalidade de solicitar ao parlamentar para que envide esforços necessários para encaminhar ao município de Taquaritinga, por meio de emenda parlamentar, verba no valor de 1 milhão de reais, destinada ao recapeamento asfáltico do nosso município. Aprovado
5
Requerimento nº 174/2021 - Tenente Lourençano - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, o envio de ofício ao Deputado Estadual Léo Oliveira, em nome dos vereadores do MDB, Dr. Denis Eduardo Machado e Tonhão da Borracharia, com a finalidade de solicitar ao parlamentar para que envide esforços necessários para encaminhar ao município de Taquaritinga, por meio de emenda parlamentar, verba no valor de 600 mil reais, destinada ao custeio do nosso município. Aprovado
6
Requerimento nº 175/2021 - Gilberto Junqueira - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, o envio de ofício ao Consultor de Relacionamento da CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz, senhor Marcos Mielo, no sentido de solicitar à Companhia para informe os seguintes questionamentos: 1. Por que o município de Taquaritinga está sofrendo com falta de energia elétrica constante? 2. Por que há cada vez mais demora para reestabelecer a força? (há relatos de bairros que ficaram por mais de 12 horas sem energia) 3. O que pode ser feito para melhorar o serviço em nosso município? Este vereador vem sendo procurado por muitos munícipes de diversos bairros de Taquaritinga, que reclamam da falta de energia elétrica por tempo excessivo (de 8 a 12 horas). Inclusive muitos desses munícipes sofreram com prejuízos financeiros devido ao excessivo tempo sem força, principalmente comerciantes (pois foram afetadas as principais áreas comerciais da cidade: a área central e a Avenida Paulo Roberto Scandar) e moradores dos bairros, que perderam alimentos e remédios. Aprovado
7
Requerimento nº 176/2021 - Tonhão da Borracharia - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, o envio de ofício ao Diretor do Meio Ambiente, senhor Rodrigo Abreu, para que envie as seguintes informações com relação a extração de uma árvore que oferece perigo aos moradores da Avenida Adamo Lui, próximo ao número 251. 1. Já existe uma permissão da Prefeitura para a extração desta árvore há mais de um ano. Por que não houve ainda a extração? 2. Quando poderá ser feita essa extração? Aprovado
8
Requerimento nº 177/2021 - Luís Carlos da Vila - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, o envio de ofício ao Superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Taquaritinga - SAAET, senhor Sergio Schlobach Salvagni, para que o mesmo notifique a empresa responsável pela construção da rede de esgoto do Jardim Europa e Jardim Stracini, com intuito de solicitar à empresa para retirar essa rede de esgoto da área verde, pois futuramente haverá extração de árvores para a manutenção dessa rede de esgoto, e também porque nossa legislação proíbe esse tipo de construção em área de proteção ambiental. Aprovado
9
Requerimento nº 178/2021 - Professora Mirian Ponzio, Rodrigo De Pietro - Requerem, depois de obedecidas as formalidades regimentais, à Secretaria Municipal de Educação, para que informe qual a(s) justificativa(s) para encerrar a série Jardim 2 da EMEB Dr. Carlos Siqueira Netto, no Conjunto Residencial Ipiranga (Talavasso). Essa decisão causou muita preocupação entre as mães e responsáveis, pois a unidade escolar é referência para o bairro e de vital importância para a organização da vida dos responsáveis e pela continuidade pedagógica e de vínculo para as crianças. Requer também o envio das seguintes informações: 1. Para qual unidade escolar iriam esses alunos se de fato for encerrada essa sala? 2. Existe algum aluno que tenha necessidade de cuidados especiais naquela unidade? Aprovado

Vereadores Presentes [15]: Tonhão da Borracharia / MDB, Cido Bolivar / PSDB, Daniel Galerani / DEM, Denis Machado / MDB, Eder Mineiro / PSL, Gilberto Junqueira / DEM, Rodrigo De Pietro / DEM, Bombeiro Luciano Azevedo / PSD, Luís Carlos da Vila / PSDB, Tenente Lourençano / MDB, Mauro Modesto / PSD, Professora Mirian Ponzio / PT, Juninho Previdelli / PSL, Valcir Conceição Zacarias / PSB, Dr. Valmir Carrilho / PDT