Sessão Plenária

7ª Sessão Ordinária

3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura

03 de abril de 2023 (segunda-feira), às 19h30

Vereadores Presentes [15]: Angelim Barbeiro / PSDB, Tonhão da Borracharia / MDB, Daniel Galerani / DEM, Denis Machado / MDB, Eder Mineiro / PSL, Gilberto Junqueira / DEM, José Roberto Girotto / MDB, Rodrigo De Pietro / DEM, Bombeiro Luciano Azevedo / PSD, Luís Carlos da Vila / PSDB, Mauro Modesto / PSD, Professora Mirian Ponzio / PT, Juninho Previdelli / PSL, Valcir Conceição Zacarias / PSB, Dr. Valmir Carrilho / PDT

Item Identificação da Matéria
1
Projeto de Lei Complementar nº 6072/2023 - Poder Executivo - Altera dispositivo da Lei Complementar Municipal n° 3.601, de 05 de janeiro de 2007
3
Projeto de Lei Complementar nº 6074/2023 - Poder Executivo - Cria a Comissão permanente de licitações, regulamentando suas competências e cria funções gratificadas de contratação, Pregoeiro, Agente de Planejamento, Fiscal de contratos e Comissão Permanente de contratação, para atender a exigência da Lei Federal nº 14.133, de 1o de abril de 2021, que dispõe sobre as licitações e contratos administrativos e dá outras providências.
4
Projeto de Lei Complementar nº 6075/2023 - Poder Executivo - Dispõe sobre a criação de cargos no Quadro de Servidores do Município de Taquaritinga, que especifica e dá outras providências.
5
Projeto de Lei Complementar nº 6076/2023 - Poder Executivo - Dispõe sobre a criação de cargos no Quadro de Servidores do Município de Taquaritinga, que especifica e dá outras providências.
6
Projeto de Lei Complementar nº 6077/2023 - Poder Executivo - Altera e acresce dispositivos na Lei Complementar n. 4.314, de 03 de fevereiro de 2016, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Prefeitura Municipal de Taquaritinga, que especifica e dá outras providências.
7
Projeto de Lei Complementar nº 6078/2023 - Poder Executivo - Revoga a Lei Complementar n. 4.615, de 15 de julho de 2019, que especifica.
8
Parecer Contas da Prefeitura - Tribunal de Contas nº 1/2023
- Prefeitura Municipal de Taquaritinga - Processo nº 00004945.989.19-2 - Contas da Prefeitura Municipal de Taquaritinga, exercício 2019.
9
Indicação nº 63/2023 - Gilberto Junqueira - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, determine a construção de uma lombada (redutor de velocidade), nos padrões legais, na Avenida Paulo Roberto Scandar, 10 metros antes de chegar na lanchonete do Tchelão, pois neste local há alto fluxo de pedestres.
10
Indicação nº 64/2023 - Eder Mineiro - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, seja realizada a poda das árvores localizadas atrás do Premier Hall, na rua Brasilina de Camargo (Rua 25), no Conjunto Residencial Ipiranga.
11
Indicação nº 65/2023 - Bombeiro Luciano Azevedo - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor de fiscalização, realize uma notificação ao proprietário do terreno na Rua Antônio Pirovani, ao lado da casa número 221, no Residencial Portal da Serra. O local tem uma construção inacabada, com muito mato, e segundo moradores das imediações está constantemente aparecendo nas residências animais peçonhentos (cobras, escorpiões) e caramujos, sendo possível local de criadouro do mosquito da dengue. Solicito também que o Demcove envie agentes ao local para realizar uma vistoria, e se necessário for realizar a dedetização no terreno e nas residências próximas, no combate aos escorpiões e caramujos. Seguem fotos em anexo.
12
Indicação nº 66/2023 - Bombeiro Luciano Azevedo - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio dos setores competentes, realize as seguintes manutenções e benfeitorias na Rua Fioravante Quimello, no distrito de Vila Negri: Realize a instalação da rede de energia elétrica, postes e iluminação pública por toda extensão da referida rua. A solicitação se faz necessária, tendo em vista que o endereço não possui nenhuma iluminação, deixando o local vulnerável e trazendo insegurança aos moradores (segue anexo mapa do local). Solicito que seja encaminhado ofício ao Demcove, requisitando, com urgência, providências no combate a escorpiões na Rua Alfio Negri, esquina com a Rua Fioravante Quimello, no Distrito de Vila Negri. Este vereador foi até o local e presenciou uma grande quantidade de escorpiões embaixo de troncos de árvores em uma mata que fica a poucos metros das residências. Solicito também encaminhamento de ofício ao Sr Cido Bolivar, secretário de serviços municipais, para que, com urgência, realize a limpeza por toda extensão da Rua Fioravante Quimello, uma vez que este local está com muito mato e lixo, servindo de criadouro de mosquito da dengue e animais peçonhentos, como escorpiões e cobras. Seguem fotos em anexo.
13
Indicação nº 67/2023 - Professora Mirian Ponzio - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do Secretaria Municipal da Educação, sejam realizados os seguintes serviços para a manutenção da EMEB Modesto Bohrer: 1. Arrumar a pia do banheiro feminino (perigo de queda); 2. Merenda escolar (melhora na alimentação e no armazenamento); 3. Arrumar lousa quebrada e ventilador; 4. Conserto de bebedouro.
14
Indicação nº 68/2023 - Professora Mirian Ponzio - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, seja realizada a limpeza e roçagem das praças do Jardim Vale do Sol e Conjunto Habitacional Manoel Lopes Moreno, onde estão instalados brinquedos infantis.
Item Identificação da Matéria Resultado
1
Requerimento nº 56/2023 - Gilberto Junqueira - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, à Secretaria Municipal de Saúde, para que informe este vereador, em tempo hábil, se há a possibilidade de disponibilizar uma ambulância para atender a população nos casos em que o paciente precisa de locomover até uma unidade de saúde e não tem condições físicas e financeiras para isso. Este vereador vem sendo procurado por munícipes que perderam suas consultas por não ter capacidade física e financeira para chegar até o local do atendimento. Além disso, este vereador está preocupado com as condições das ambulâncias que levam pacientes a outros municípios. Por isso, solicita que realize manutenção em todos os veículos pertencentes à Secretaria de Saúde. Aprovado
2
Requerimento nº 57/2023 - Denis Machado - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, à Secretaria Municipal de Educação, para que informe a este vereador, em tempo hábil, quando poderá ser realizado o reparo no piso da EMEB Professora Silvia Silveira Lopes, no Jardim Santa Cruz (Cecap). O piso da referida unidade educacional está em péssimas condições, colocando em risco a integridade física das crianças. Além disso, há a necessidade do reparo dos ventiladores, principalmente porque estamos em um período com altas temperaturas. Aprovado
3
Requerimento nº 58/2023 - Denis Machado - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, à Secretaria Municipal de Educação, à Secretaria Municipal da Fazenda, e ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, solicitando que os mesmos paguem o auxílio transporte para os alunos em valor de 100%, visto serem poucos estudantes que vão para faculdades em cidades da região, e que, em pesquisa realizada, todas as cidades da região que tem estudantes em faculdades de outras cidades e que usam o transporte particular recebem auxílio municipal de 100%, uma vez que os alunos não têm os cursos que pretendem fazer em suas cidades de origem. A verba e o teto de gasto obrigatório com a educação são alta (25%), e existe ainda o FUNDEB, meios financeiros que podem custear essas despesas e ajudar os estudantes universitários de nosso município. As empresas particulares que fazem o transporte dos universitários de Taquaritinga para as faculdades das cidades da nossa região implantaram aumento abusivo este ano no valor mensal do transporte. Os estudantes merecem esse auxílio, pois é um investimento para que essas pessoas se formem, e formados irão trazer divisas, empregos e gerar renda no município com sua capacidade profissional. Solicito, portanto ao Poder Executivo e às Secretarias acima mencionadas, para que informem a este Vereador, em tempo hábil, sobre todos os atos que estão sendo praticados visando a distribuição do auxílio transporte universitário, e que a Administração implante um auxílio decente para que os estudantes não deixem de cursar suas faculdades por falta de condições financeiras. Aprovado
4
Requerimento nº 59/2023 - Luís Carlos da Vila - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, o envio de ofício ao Diretor do Departamento de Operações e Infraestrutura do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Taquaritinga – SAAET, senhor Jorge Batista da Cruz, para que envie a este vereador, em tempo hábil, as normas em que se baseou para determinar que os contribuintes devem adequar seus cavaletes fora da residência, mesmo para as residências com mais de 10 anos. Retirado
5
Requerimento nº 60/2023 - Mauro Modesto - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, seja encaminhada MOÇÃO DE APLAUSO ao senhor Lucas Eduardo Torres. Nascido em Catanduva, pai de 2 filhos, Lucas é empresário no segmento de emplacamento de veículos com a empresa LM PLACAS. Ele também é presidente do sindicato dos caminhoneiros autônomo (SINDICAM Taquaritinga). Como presidente do sindicato, sempre luta para defender os direitos dos caminhoneiros. Na vida particular, sempre luta na causa social para ajudar ao próximo, junto com sua esposa Maura Modesto Torres. Aprovado
6
Requerimento nº 61/2023 - Eder Mineiro - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, o envio de ofício ao comandante da 2° CIA da Polícia Militar de Taquaritinga, solicitando o aumento de rondas no terminal rodoviário José Gabriel Miziara, uma vez que este local se tornou um lugar em que usuários de drogas se concentram e intimidam as pessoas. Requer ainda que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social preste assistência às pessoas em situação de rua que vivem na rodoviária ou no seu entorno. Solicita também que a Prefeitura termine as obras pendentes na rodoviária e que realize a zeladoria nos banheiros. Aprovado

Vereadores Presentes [15]: Angelim Barbeiro / PSDB, Tonhão da Borracharia / MDB, Daniel Galerani / DEM, Denis Machado / MDB, Eder Mineiro / PSL, Gilberto Junqueira / DEM, José Roberto Girotto / MDB, Rodrigo De Pietro / DEM, Bombeiro Luciano Azevedo / PSD, Luís Carlos da Vila / PSDB, Mauro Modesto / PSD, Professora Mirian Ponzio / PT, Juninho Previdelli / PSL, Valcir Conceição Zacarias / PSB, Dr. Valmir Carrilho / PDT

Item Matéria Resultado
1
Turno Único do Projeto de Lei nº 6068/2023 - Eder Mineiro - Dispõe sobre a obrigatoriedade dos hospitais e maternidades da rede privada de saúde oferecerem orientação e treinamento de primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de recém-nascidos e dá outras providências. Aprovado
Emenda Modificativa nº 1 - Eder Mineiro - Modifica o art. 1º., caput, do Projeto de Lei n°. 6068/2023. Aprovado
Encerramento: às 22:01 hs